Chuvas em PE: governo federal libera R$ 1 bilhão para socorro a Recife. 91 mortes já confirmadas



Após fortes chuvas atingirem o estado de Pernambuco e ao menos 91 pessoas serem mortas e mais de 3 mil estarem desabrigadas desde a última quarta-feira (25), o governo federal declarou ter R$ 1 bilhão disponível para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de casas e infraestruturas públicas destruídas com os temporais.


O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou que a liberação desses recursos deve ser feita em três etapas após o município ou estado interessado publicar um decreto de emergência ou calamidade pública "para que possa ocorrer o reconhecimento federal da situação”.


3 etapas para liberação dos recursos "A primeira etapa do socorro é a assistência humanitária. É o que a gente vai fazer agora, que são recursos para kit de higiene e limpeza, colchões, cestas básicas, água, combustível para equipe de resgate, alimentação para equipe de resgate", explicou Ferreira em coletiva de imprensa. O titular da pasta visitou o estado após determinação do presidente Jair Bolsonaro (PL) — junto de outros ministros, como o do Turismo, Carlos Brito; o da Saúde, Marcelo Queiroga; e o da Cidadania, Ronaldo Bento. As Forças Armadas também foram acionadas pelo chefe do Executivo.


Na segunda etapa de socorro, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, é elaborado um plano de trabalho para o restabelecimento de serviços essenciais, com limpeza urbana, religação de energia e abastecimento de água. A última fase então é quando o município solicita, até 90 dias após o término das ocorrências, recursos para reconstrução de áreas e moradias comprovadamente destruídas pelo desastre.


Visita do Presidente Jair Bolsonaro às regiões atingidas


No Twitter, o Presidente da república Jair Bolsonaro afirmou que visitará Recife nesta segunda-feira (30).


0 visualização0 comentário