Ginecologista de Araripina esclarece os benefícios do anteconcepcional e autoexame

Atualizado: Jul 23


A Ginecologista Késia Holanda esclareceu dúvidas de mulheres sobre saúde feminina em uma entrevista ao programa Araripina Urgente do Roberto Gonçalves. A pergunta de uma ouvinte abordou o tema ‘contracepção’.


Tem anticoncepcionais com benefícios relevantes, bom considerar, segundo a Drª Késia Holanda, alguns deles chegam até a controlar a hipertensão.



A Maria das Dores da cidade de Moreilândia, tem 38 anos, disse que seu ciclo menstrual é um período muito curto, apenas dois dias, às vezes nem vem, ela adiantou que toma anticoncepcional e quer saber qual a motivação do que tá acontecendo.


"É realmente isso, o fato de você tomar anticoncepcionais sua menstruação está regularizando, por isso, que só vem dois dias, bem pouquinho. Os anticoncepcionais têm essa boa função de melhorar o fluxo, de organizar os dias e deixar a menstruação pouco mais correta, para que esse círculo fique mais regular e melhore as cólicas menstruais. Tem anticoncepcionais que melhoram até a pele, outros melhoram o cabelo, diminuem o inchaço e tem uns mais modernos para mulheres que tem uma certa restrição quanto anticoncepcionais. Então quando você for ao médico conversa com ele e veja qual é o melhor anticoncepcional para você, porque todo anticoncepcional tem também seus benefícios, de acordo com a substância que foi escolhida pelo seu médico para você" explicou a médica


A jovem Bruna que mora no centro de Araripina perguntou para médica como se faz o auto exame.


"Essa é uma pergunta muito bacana, eu vou te falar como é a forma correta de fazer o autoexame, de uma avaliação das mamas, você pode fazer sentada, deitada ou em pé, todas essas avaliações, a função delas é o toque. tocar com a ponta dos dedos apalpando e procurando nódulos e caroços, tanto a mama direita, quanto a mama esquerda. Quando estiver fazendo autoexame das mamas é bom fazer a expressão mamilar que é apertar com mais força aí alguma secreção sem você está grávida e está amamentando então eu momento em que você deve procurar o seu médico", explicou.


É sempre bom procurar bem para ver se tem alguma coisa chamativa durante o autoexame das mamas disse a doutora Késia Holanda incentivando as mulheres a buscarem o entendimento médico mais rápido possível.


Cidinha Medrado para o Blog do Roberto

11 visualizações0 comentário