Governo de Pernambuco anunciou novas medidas até 4 de julho, veja como ficam atividades no Sertão


O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (17), novas medidas do plano de convivência na pandemia. Liberou atividades sociais e econômicas no Grande Recife, Zona Mata e Agreste, além de parte do Sertão, a partir de segunda (21). Também autorizou mutirão de vacinação contra a Covid-19 para quem não tomou a segunda dose de Coronavac, no sábado (19) e domingo (20).


As novas medidas foram anunciadas em entrevista coletiva concedida pela internet pelos secretários estaduais de Saúde, André Longo e de Planejamento, Alexandre Rebêlo, além da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, e do secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.


De acordo com o estado, a abertura de setores da economia foi possibilitada por melhorias nos índices de solicitações de vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e pela queda do número de internamentos.


Outros fatores levados em consideração foram o avanço da vacinação e redução da fila de espera por leitos de Covid nas UTIs, que, segundo o governador Paulo Câmara (PSB) foi “zerada”.


As medidas para o Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e partes do Sertão valem até 4 de julho. Nas áreas de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão, elas seguem até o dia 27 de junho.


Em Pernambuco, foram confirmados, desde março de 2020, 530.077 casos do novo coronavírus e e 17.069 mortes por Covid-19.


Desde janeiro deste ano, foram aplicadas 2,6 milhões de primeira dose de vacina e 1 milhão de segundas doses.


Horários no Sertão


Terão alterações no funcionamento do comércio as cidades que ficam nos Sertões do São Francisco e Araripe. Nos municípios da Macro Região III, que compreende as áreas de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, as atividades passarão a ser liberadas até as 18h.


Setores


As academias de ginástica poderão funcionar até as 22h, nos dia de semana, nas cidades e aos sábados e domingos, até 18h.


Os eventos corporativos, como treinamentos e palestras, estão liberados com metade da capacidade do espaço onde será realizado.


Mutirão

00:00/02:07

Na coletiva, o governo anunciou também que a chegada de 65 mil doses de Coronavac, prevista para a sexta (18), os municípios estão autorizados a realizar mutirões, no fim de semana, para aplicação da segunda dose para quem está com atraso na imunização. Ao todos, segundo o estado, 50 mil pessoas estão nessa situação.


Com a nova medida, 73 cidades, que estão com déficit de unidades, vão ser contemplados com essa distribuição de vacinas.


O secretário André Longo destacou que a ideia é fazer, no final de semana, “uma grande mobilização para vacinar o máximo de pessoas com a segunda dose em atraso”.


UTI


Também nesta quinta, o governador anunciou que a foi “zerada” a lista de esperar por UTIs para Covid. Segundo ele, pela primeira vez em quatro meses a ocupação de leitos ficou em 87%.


O gestor enfatizou que esse resultado é fruto de uma série de medidas restritivas intensificadas a partir de 7 de dezembro de 2020, além do avanço da vacinação e da expansão da rede de UTIs em Pernambuco, que hoje é a maior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


Veja como ficam atividades econômicas no Sertão


Academias e similares

50% da utilização dos aparelhos de cardio;

Horário até 18h em dias de semana e nos fins de semana e feriados.


Serviços de alimentação

50% da capacidade do local. Horário até 18h em dias de semana e nos fins de semana e feriados; Permanece proibida música ao vivo.


Comércio varejista de bairro

1 cliente a cada 5 m² para área interna das lojas e 1 cliente a cada 10 m² nas áreas de circulação; Horário de 8h às 18h nos dias de semana e 9h às 18h nos finais de semana e feriados.


Comércio varejista de centro

1 cliente a cada 5 m² para área interna das lojas e 1 cliente a cada 10 m² nas áreas de circulação. Horário das 8h às 18h nos dias de semana e 9h às 18h nos semana e feriados.


Escritórios e comerciais

50% da capacidade do local considerando o distanciamento de 1,5 m entre as estações de trabalho; Horário das 8h às 18h nos dias de semana e das 9h às 18h nos finais de semana e feriados.


Feira de negócios

Horário até 18h em dias de semana e em fins de semana e feriados.


Igrejas e atividades religiosas

50% da capacidade do local ou 300 pessoas, o que for menor; Horário até 22h em dias de semana e 21h em fins de semana e feriados.


Eventos corporativos

50 pessoas ou 30% da capacidade do local, o que for menor; Proibido música ao vivo; Horário até 18h nos dias de semana e nos finais de semana e feriados.


Eventos sociais e buffets

Permanece vedado.


Eventos culturais

Permanece vedado.


Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico

50 pessoas ou 30% dada capacidade do local , o que for menor; Horário até 18h nos dias de semana e nos finais de semana e feriados; Proibido alimentos, bebidas e música ao vivo.


Parques infantis

Serão objeto de regulamentação e fiscalização por cada município.


Atividades esportivas coletivas e individuais

Liberados a prática, treinamento e competições das modalidades esportivas coletivas e individuais em centros esportivos, clubes sociais e associações esportiva; Horário até 18h nos dias de semana e nos finais de semana e feriados; Sem show; Jogos de futebol profissional em estádios - sem público.


Clubes sociais

Horário até 18h nos dias de semana e nos finais, proibido saunas.


Macro IV


Geres XI

Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.


Geres XII

Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.


Geres VIII

Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.


Por G1


38 visualizações0 comentário