Governo do Estado faz apresentação do Programa ‘Olhar para as Diferenças’ durante reunião do Cisape



A Psicóloga Clínica Infantil Flávia Veras participou remotamente da reunião dos prefeitos do Cisape (Consórcio Intermunicipal do Araripe), nessa segunda (7), para apresentar as definições do programa ‘Olhar para as Diferenças’, a atividade é efetiva no estado desde 2019 e tem uma observância em serviços de assistência social, saúde e educação para crianças com deficiência, na faixa de zero a seis anos de idade, assim como na VI Gerência Regional de Saúde, o governo pretende implantar na região da IX Geres, que abrange toda a região do Araripe e mais uma cidade do Sertão Central, que é Parnamirim.


Além da participação das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde, o programa visa estabelecer parcerias com entidades não-governamentais e com as prefeituras de cada cidade, na aprendizagem e durante todo o processo de orientação às famílias sobre os cuidados e encaminhamentos necessários.


Para a realização das atividades, o estado disponibilizará 100 kits de desenvolvimento infantil, composto por jogos e materiais pedagógicos, e veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários. Capacitação dos profissionais e ajuda às famílias da região, onde já foram identificadas cerca de 408 crianças deficientes.


“Nós fizemos um levantamento de indicadores de saúde, a gente viu que tínhamos muito para organizar em termos de rede de atenção com essa faixa etária, então resolvemos começar primeiro na VI Regional, mas a gente vai chegar nas outras regionais, mas a pandemia chegou e a gente teve que aprender a trabalhar diferente, nos adaptando em toda forma de se relacionar, a IX Geres contempla 11 municípios, mas isso não quer dizer que a gente não vá chegar no Sertão do São Francisco, a gente vai chegar, com mais experiência pra implantar”, disse Flávia Veras.


As informações deixaram os prefeitos admirados, pois tem enfrentado dificuldades para implantar projetos de inclusão em diversas escalas, também em estrutura e na construção de novas políticas de inclusão.


“A gente fica feliz em saber que a IX Geres está sendo contemplada com este programa Olhar para as Diferenças, de desenvolvimento infantil, muito importante para nossa região, os municípios com certeza serão parceiros, como estão sendo de forma habitual com p governo do estado”, disse Nininho Carvalho, presidente do Cisape.


Entre as ações previstas, o Olhar para as Diferenças vai consolidar e sistematizar ações intersetoriais que assegurem o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem à rede de assistência social, saúde e educação, por meio da articulação entre o Estado, municípios, sociedade civil e famílias, além de articular os serviços das redes pública e privada estadual e municipal para o atendimento integral dos usuários.



Cidinha Medrado

Assessora de Imprensa


14 visualizações0 comentário