Ipubi em luto: Morre 1ª mulher eleita Vereadora do município Lourdes de Xolô


O município de Ipubi amanheceu em sentimento de luto pela morte da primeira mulher Eleita Vereadora do município Maria de Lourdes Miranda Silva, popularmente conhecida como Lourdes de Xolô. Internada há mais de 20 dias, Dona Lourdes precisou ser intubada devido complicações da Covid-19, mas não resistiu.


Esposa do falecido Ex-Vereador por 5 mandatos Raimundo Silva, mais conhecido como Xolô, Dona Lourdes deu continuidade ao legado de um dos maiores lideranças política do município. Destacou-se pela sua atuação frente ao movimento feminista e foi precursora em uma era que garantiu vez e voz às mulheres na política. Em 1996 entrou para a política e foi a 1ª Mulher Eleita Vereadora do Município de Ipubi, legislando no período de 1997 a 2000.


Conhecida pelo perfil de liderança, Lourdes foi Presidenta da Associação das Mulheres de Ipubi e liderou importantes movimentos sindicais. Atuou incansavelmente na promoção de políticas públicas para os menos favorecidos, liderando causas sociais que buscassem promover uma sociedade cada vez mais justa e digna.


Venceu a luta contra o câncer, porém seu quadro de saúde com comorbidades requeria atenção médica. Foi internada no Hospital do Servidor em Recife, onde contraiu Covid-19 mesmo após tomar as duas doses da vacina. Após o agravamento do quadro, precisou ser intubada, mas não resistiu e veio a óbito nesta terça (20).


A perca de uma cidadã ilustre e uma figura pública memorável, que dedicou sua vida inteira para servir ao próximo e que através de seu trabalho conquistou várias amizades e sobretudo o respeito e a admiração do povo ipubiense, traz a certeza de que o legado deixado por esta grande mulher ficará para sempre nos corações de nossa gente. Dona Lourdes PRESENTE!


Por Álisson Édypo Alencar Foto: Reprodução

204 visualizações0 comentário