OURICURI: Câmara aprova PL da verª Adelúcia, que dá ao cemitério municipal o nome de "Seu Assis"


A Câmara Municipal de Vereadores de Ouricuri aprovou na última reunião ordinária, terça-feira (26 de outubro), o Projeto de Lei 034/2021, da Vereadora Adelúcia Cléa Feitosa Delmondes, com a seguinte ementa: "Que seja denominado oficialmente ao cemitério público do município, localizado na rua Major Rufino Cunha, (rua dos Remédios), o nome de "Francisco Izidoro da Silva, 'seu Assis'".


Antes de ser aprovado e discutido em primeiro e segundo turnos, o projeto passou por três comissões: Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Economia e Comissão de Obras e Serviços Públicos. Durante a sessão, a família foi representada por três das cinco filhas de Seu Assis, ele também deixou esposa, Dona Amélia.

"Dona Amélia é uma mulher de muita garra e determinação, desde 1977 seu Assis começou os trabalhos no cemitério municipal como coveiro, sempre teve muito amor e zelo por aquele lugar, que para ele, era sua segunda casa, trabalhava de domingo a domingo com muito respeito a cada pessoa que o procurava, não tinha hora e nem dia, sempre disposto a ajudar as famílias naquele momento tão delicado, fez muitas amizades e mostrou que a vida é simples, linda e alegre, tinha uma personalidade forte mas sempre mostrou que seu caráter estava em primeiro lugar" disse Adelúcia.

Em março deste ano, Assis se afastou de administração do cemitério por questão de saúde e em 25 de junho veio a óbito, por insuficiência cardíaca. Naturalmente escreveu uma história onde deixa visível sua sua personalidade forte, junto com sua alegria contagiante, foram 44 anos de dedicação.


"Muito importante esse projeto, votado e aprovado, porque já estamos próximo ao dia de finados e de mediato o Senhor Prefeito, se puder, poderá enviar a placa para que as pessoas saibam realmente qual o nome do cemitério de Ouricuri, de uma pessoa que teve um serviço relevante aqui na nossa cidade em relação ao cemitério público e muito justo a apresentação da vereadora", disse Iran Severo, Presidente da Câmara.


"Falar de sobre a figura do seu Assis, eu sempre andei muito no cemitério, ele era um cidadão muito decente, atendia todo mundo com maior carinho, eu conheci e quero só dizer que é uma grande homenagem", disse o vereador Edras Parente.


"Eu tive oportunidade de ser vizinho dele alguns anos era uma pessoa muito boa pessoa, cortez, passava praticamente o dia todo no seu trabalho, por muitas vezes eu cheguei lá naquele ambiente e ele estava fazendo o trabalho dele, e muito contente atender todo mundo, denominar o nome dele àquela instituição e uma ótima indicação", comentou vereador Massilon Inácio.


"O nome do seu Assis no cemitério é mais do que merecedor e justo uma pessoa que tem um serviço prestado ali naquele cemitério, eu sei que também bate a tristeza pelanperca, mas que hoje a câmera tá deixando a mais justa a merecida homenagem", disse o vereador Cezar de Preto.


"Quero agradecer a todos vocês por essa homenagem ao meu pai que foi um grande homem, foi um homem íntegro, honesto, uma pessoa simples, de caráter e honestidade, de ensinamento como um pai, nos ensinou a questionar, a buscar e a orientar e passar para as novas gerações que são nossos filhos e eu quero aqui humildemente agradecer a todos vocês, agradeço imensamente", disse Mara, uma das filhas.


Francisco Izidoro da Silva era natural do Distrito barra de São Pedro.

4 visualizações0 comentário