OURICURI: Presidente da Câmara Iran Severo avalia os primeiros seis meses de trabalho em 2021


O presidente da câmara municipal de Ouricuri, Vereador Iran Severo, esteve no programa Jornal do Meio Dia com o apresentador Bruno Morais na rádio Voluntários FM, numa entrevista exclusiva sobre os primeiros meses da sua gestão na Casa Rodrigo Castor, oportunidade de apresentar várias informações para população e uma delas envolve a inovação de levar notícias pela internet, cujo objetivo, é deixar a população mais confortável em relação às informações da câmara e ao mesmo tempo tranquila em relação à pandemia do novo coronavírus.


Iran Severo falou que nestes seis meses de trabalho, quem faz a Câmara, tem se comportado como ele desejava, afinal, é equipe que conta com uma formação diferenciada, com participação de ex-prefeito no caso do Vereador César de Preto, ex-diretor de escola estadual no caso Vereador Massilon Inácio e também da ex-gestora do Hospital Regional, a Vereadora Luciene Matos, ele também elogiou o número de mulheres, maior de toda história, são quatro mulheres exercendo mandato.


"Quando assumi, eu sabia que teríamos uma câmara mas atenta às necessidade como também em conhecimento de causa, eles são ativos na debate, mas ativos do que em mandatos anteriores em que estive como Vereador, uma bancada que tem a preocupação grande de buscar respostas diretamente com o governo do município ou com secretários, essa também é uma composição que apresenta muitos requerimentos, preposições e indicações", disse ele.


Questionado sobre a reforma de ampliação da câmara iniciada na gestão anterior, ele comentou que levou um tempo para conhecer e avaliar a situação, precisava de informações sobre o andamento dos serviços, processo licitatório e pagamentos, mas confirmou que nesta primeira etapa, a reforma já atinge 90 a 95% de conclusão.

"Sobre os 95 % de conclusão da reforma é tanto que já estamos trazendo a tesouraria, o setor pessoal e a secretaria de volta para o setor administrativo, porque estavam funcionando provisoriamente em alguns gabinetes, a gente também tem um projeto de dar uma cara nova à fachada do prédio, uma cara de prédio público, para isso, o projeto já está sendo avaliado pela empresa para que possamos dar início", comentou.

Outra causa a ser tratada logo que terminar reforma da casa pelo presidente é a convocação dos concursados, ele confirmou que assim que terminar a reforma cumprirá essa promessa de convocação.


"Acredito que logo no início do segundo semestre a gente vai começar a convocar os aprovados", contou.


Questionado sobre a relação entre os parlamentares na casa ele disse que diante dos embates entre situação e oposição sua função é apaziguar e buscar o equilíbrio entre as partes para que o debate se torne positivo, que as discussões permaneçam apenas no plenário. Para ele, essa estabilidade vai produzir maior harmonia.


"Na medida em que o vereador tem suas representações, seu eleitorado, em suas comunidades, ele traz para a câmara, terá que fazer um convencimento aos outros vereadores, para que todos entendam porque é necessária a sua proposição, daí seguem os embates", afirmou.


Entre as principais ações concluídas através do poder executivo, não foram muitas, mas Iran acredita que com o tempo e menos dificuldades o governo terá como atender mais indicações.


"A gente teve uma quantidade significativa, em torno de 160 proposições e 150 indicações foram apresentadas até o momento, mas recebemos por parte do governo algumas ações importantes para município como o desconto no IPTU, como adequação do Fundeb à Lei Federal, elas são indispensáveis, mas reconheço que até momento seria impossível o governo da conta de todas", argumentou.


O Vereador comentou que tem alguns projetos de sua autoria para indicar ao governo e adiantou que gosta de correr atrás dos recursos, muitos deles, frutos de uma parceria que tem com o Deputado Federal Fernando Monteiro.


"Esta pareceria com o Deputado Federal Fernando Monteiro vem atendendo nossas reivindicações, como no caso da UBS do Limoeiro, onde fizemos o projeto, buscamos recursos e assim ficou mais fácil para executivo concluir uma obra deste porte", disse o presidente.


A câmara municipal está em recesso de meio de ano e deverá retornar com as reuniões ordinárias a partir da primeira semana de agosto, transmitidas pelo You Tube no canal Casa Rodrigo Castor.


Cidinha Medrado

14 visualizações0 comentário