OURICURI: chega a julho com saldo negativo para novos empregos segundo o Caged


Apesar das dificuldades no setor de saúde pública, os seis primeiros meses do ano de 2021, trouxeram resultados positivos com tendência de crescimento econômico para Pernambuco considerando a criação dos novos postos de trabalho.


De acordo com o Economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Cezar Andrade, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que é o dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, trouxe bons números. Ele comentou que apesar da pandemia o estado ainda está apresentando boas perspectivas depois da Penad Contínua apontar uma taxa de desocupação com saldo negativo de 21,3%, a taxa mais alta do país empatada apenas com a Bahia.

"O saldo Caged mostra que Pernambuco tem uma tendência de recuperação, a indústria gerou em maio mais de 3.400 vagas de emprego, no setor de construção civil um saldo de 295 empregos, agricultura, comércio e serviços também mostraram resultados positivos codestaque para serviços que teve um saldo de mais de 2.500 vagas, só isso em maio, podemos dizer que Pernambuco gerou mais de 7.800 novas vagas de emprego", disse o economista.


Até o momento 2021 também vai bem para a economia na região do Araripe desde o primeiro trimestre, a soma dos postos de trabalho surpreende o especialista, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Economia.

No mês de maio os últimos registros divulgados pelo Caged confirmam que Araripina liderou uma criação de novos postos, foram 330 admissões, 96 demissões, saldo de 234 novos empregos, Ouricuri, 91 novos, 51 demissões, 40 empregos novos e Trindade com 50 admissões e 45 demissões.

"Quando a gente pega o acumulado do ano a gente nota que o resultado ainda está negativo para a indústria, em decorrência dos três primeiros meses que tivemos resultados ruins, só que no acumulado de janeiro a maio, Pernambuco ainda com acumulado negativo, com fechamento de mais de 6.700 vagas, quando a gente subtrai as quantidade de pessoas admitidas pela quantidade de pessoas despedidas, a gente tem um saldo negativo de mais 6.700, a agricultura também mostrou um saldo negativo de 913", disse ele.


Cezar concorda que é no setor de serviços que o estado tem trazido pra cima o resultado positivo, com mais de 13 mil vagas abertas. Apesar da indústria está padecendo por contas das medidas de restrições por causa da Covid-19, no todo o saldo sai positivo com 13.142 mil vagas criadas de janeiro a maio.


De acordo com o Caged anual Ouricuri chegou em junho com um saldo negativo, Araripina criou 491 postos, Ouricuri saiu negativado com - 50 vagas e Trindade com 137 novos empregos.


Cidinha Medrado para o Blog do Roberto

14 visualizações0 comentário