Paróquia Imaculada Conceição de Araripina inicia tempo da Quaresma com reflexões sobre solidariedade


A Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Araripina, abre na quarta-feira de cinzas (17), o tempo da Quaresma. Sacerdotes e pastorais se mobilizam para o evento tradicional preparatório para a Páscoa. De acordo com o Padre José Nilton, serão momentos especiais para reflexões sobre a condição humana, interpretando o trecho do livro de Genesis 3.19 que diz: Tu és pó e ao pó voltarás.


“Isso nos lembra que somos frágeis, de carne e osso, seres humanos, somos passageiros neste mundo. Que a quarta-feira, com a benção e imposição das cinzas sobre as nossas cabeças, nos recorde que devemos viver com humildade. A prepotência, o orgulho, a arrogância não devem fazer parte das nossas vidas”, disse o pároco.


O sacerdote estimula aos católicos a refletirem suas atitudes diante da sociedade, que sejam de justiça, solidariedade e honestidade. Essa preparação costuma realizar ações, chamadas Ações Concretas. Mutirão que expressa a solidariedade em relação aos que se encontram em situações vulneráveis de sobrevivência.


“Este ano vamos continuar concentrando as forças para a Casa de Acolhimento. A Casa de Simão, que nós construímos em 45 dias, há dois anos. O grande convite é para a casa de Acolhimento, é urgente, temos perdido muitas pessoas, vítimas de acidentes, por embriaguez ao volante, problemas de saúde, e a droga, que também tem feito vítima. Esse projeto é urgente, a gente não pode tirar o foco”, explicou o Padre.



Padre José Nilton, já fez a convocação aos profissionais que participam voluntariamente do projeto para continuar no domingo (21) os trabalhos de estrutura da Casa. Em relação á distribuição de alimentos, como aconteceu em dezembro (2020), ele disse que vai continuar e que em toda quaresma a partilha é essencial, ara ele, isso é um exercício espiritual.

Até a Semana Santa, haverá na programação diária, a missa de 6 h da manhã e toda sexta-feira, as 19 h, a Via Sacra na Igreja Matriz, entre outras atividades que serão divulgadas diariamente.


“São três dimensões, A oração, a caridade e a penitência, que ajudarão a nos próximos 40 dias estar preparados para o dia que lembra a ressurreição, é uma grande preparação em memória ao sacrifício de Jesus na cruz do calvário”, disse o Eclesiástico.


O padre fez questão de lembrar que as medidas restritivas quanto à Covid-19, serão exigidas e pede que a população seja obediente aos cuidados decretados pelo estado.


Cidinha Medrado para Blog do Roberto


0 visualização0 comentário