Previsão de tempo ensolarado e instabilidades tropicais no fim de semana no Nordeste

Previsão do tempo para sábado, 13



O tempo será mais firme e ensolarado nas áreas da Bahia que ficam próximas do nordeste de Minas Gerais, até o sertão de Pernambuco, passando pelo oeste de Alagoas. Tudo por conta de uma massa de ar seco, que ajudará nas temperaturas elevadas e na baixa umidade do ar no meio da tarde. Por outro lado, instabilidades tropicais que atuam no interior do País, mais a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte, e a presença de um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN) ajudam a espalhar nuvens e pancadas de chuva com trovoadas nas demais áreas. Atenção aos acumulados mais elevados e riscos para transtornos, como alagamentos no Maranhão, parte do Piauí e no extremo sudoeste da Bahia. Por fim, as rajadas de vento passam dos 50 km/h pelo Nordeste do país.


Previsão do tempo para domingo, 14


As áreas de tempo firme aumentam, vai desde o centro ao leste da Bahia até o leste de Pernambuco. Faz mais calor nessas áreas, e a umidade do ar cai no mesmo período. Isso tudo por conta da presença de uma massa de ar mais seco na região. Por outro lado, volta a chover no extremo oeste da Bahia até o norte do Maranhão ao norte do Rio Grande do Norte.

Destaque ainda para os acumulados altos, mesmo que pontualmente no Piauí, Maranhão e no sul do Ceará. Boa parte dessas instabilidades são causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o calor, a alta umidade e mais à circulação dos ventos em altitude

1 visualização0 comentário