SAIBA TUDO: efeitos colaterais das vacinas COVID-19

Este artigo faz parte de uma série de explicadores sobre desenvolvimento e distribuição de vacinas. Saiba mais sobre as vacinas – desde como funcionam e como elas são feitas para garantir a segurança e o acesso equitativo – na série Vacinas Explicadas pela OMS.

As vacinas COVID-19 são seguras, e se vacinar ajudará a protegê-lo contra o desenvolvimento de doença severa COVID-19 e morrer de COVID-19. Você pode experimentar alguns efeitos colaterais leves depois de se vacinar, que são sinais de que seu corpo está construindo proteção.

Por que é normal ter efeitos colaterais leves das vacinas

Vacinas são projetadas para lhe dar imunidade sem os perigos de contraí-la. É comum experimentar alguns efeitos colaterais leves a moderados ao receber Vacinas. Isso ocorre porque seu sistema imunológico está instruindo seu corpo a reagir de certas maneiras: aumenta o fluxo sanguíneo para que mais células imunes possam circular, e aumenta a temperatura do seu corpo para matar o vírus. Efeitos colaterais leves a moderados, como febre baixa ou dores musculares, são normais e não são motivo de alarme: são sinais de que o sistema imunológico do corpo está respondendo à vacina, especificamente o antígeno (uma substância que desencadeia um imunológico resposta), e está se preparando para combater o vírus. Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem por conta própria depois de alguns dias. Efeitos colaterais comuns e leves ou moderados são uma coisa boa: eles nos mostram que a vacina está funcionando. Não experimentar efeitos colaterais não significa que a vacina seja ineficaz. Significa que todos respondem de forma diferente. Efeitos colaterais comuns das vacinas COVID-19

Como qualquer vacina, as vacinas COVID-19 podem causar efeitos colaterais, a maioria das quais são leves ou moderadas e desaparecem dentro de alguns dias por conta própria. Como mostrado nos resultados dos ensaios clínicos, são possíveis efeitos colaterais mais graves ou duradouros. As vacinas são continuamente monitorado para detectar eventos adversos. Os efeitos colaterais relatados das vacinas COVID-19 têm sido, em sua maioria, leves a moderados e não duraram mais do que alguns dias. Efeitos colaterais típicos incluem dor no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e diarreia. As chances de qualquer um desses efeitos colaterais que ocorrem após a vacinação diferem de acordo com a vacina específica. Vacinas COVID-19 protegem apenas contra o vírus SARS-CoV-2, por isso ainda é importante manter-se saudável e bem. Efeitos colaterais menos comuns

Ao receber a vacina, uma pessoa deve ficar por 15 a 30 minutos no local de vacinação para que os profissionais de saúde estejam disponíveis em caso de reações imediatas. Os indivíduos devem alertar seus prestadores de serviços de saúde locais após a vacinação se eles experimentarem quaisquer efeitos colaterais inesperados ou outros eventos de saúde – como efeitos colaterais que duram mais de três dias. Efeitos colaterais menos comuns relatados para algumas vacinas COVID-19 incluíram reações alérgicas graves, como anafilaxia; no entanto, essa reação é extremamente rara.

Autoridades nacionais e organismos internacionais, incluindo a OMS, estão monitorando de perto quaisquer efeitos colaterais inesperados após o uso da vacina COVID-19.

Efeitos colaterais a longo prazo

Efeitos colaterais geralmente ocorrem nos primeiros dias após a obtenção de uma vacina. Desde o início do primeiro programa de vacinação em massa, no início de dezembro de 2020, centenas de milhões de doses de vacina foram aplicadas. Houve preocupações com as vacinas COVID-19 que adoecem com COVID-19. Mas nenhuma das vacinas aprovadas contém o vírus vivo que causa COVID-19, o que significa que as vacinas COVID-19 não podem deixá-lo doente com COVID-19. Após a vacinação, geralmente leva algumas semanas para o corpo construir imunidade contra sars-CoV-2, o vírus que causa COVID-19. Então é possível que uma pessoa possa estar infectada com SARS-CoV-2 pouco antes ou depois da vacinação e ainda ficar doente com Covid-19. Isso porque a vacina ainda não teve tempo suficiente para fornecer proteção. Experimentar efeitos colaterais após a vacinação significa que a vacina está funcionando e seu sistema imunológico está respondendo como deveria. As vacinas são seguras, e se vacinar ajudará a protegê-lo contra o COVID-19.

16 visualizações0 comentário