STA FILOMENA: ‘Dia do Meteorito’, celebrado com direito aos parabéns do Ministro da Ciência

O Museu Ricardo Pererira em Petrolina realizou o Encontro de ‘Filoastronomia’ na quinta (19), um dia inteiro de debates_

Fez um ano, nessa quinta (19), a queda de um meteoro na cidade de Santa Filomena e para marcar p primeiro aniversário e celebrar o ‘Dia do Meteorito’, instituições, em parceria realizaram um encontro para um dia de debates, nessa quinta (19). O Encontro de ‘Filoastronomia’ foi promovido pelo Museu Ricardo Ferreira, de Petrolina, programação inserida nas celebrações da Semana Municipal do Meteorito de Santa Filomena. A realização da Semana foi aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, como forma de aproveitar o acontecimento para estimular o conhecimento e interesse pela Astronomia.

Impossível esquecer, que no dia 19 de agosto de 2020, a pequena cidade no Sertão do Araripe em Pernambuco entrou no mapa mundial da Astronomia após a queda de um meteorito no local. A cidade foi invadida por gente de todo mundo à procura dos fragmentos (meteoritos). Desde então, algumas instituições como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; Espaço Ciência e UFRPE tem fomentado iniciativas junto à Prefeitura do município, para que os habitantes da cidade se apropriem do significado deste evento astronômico.

Além da aprovação, pela Câmara Municipal, da Semana do Meteorito, a cidade de Santa Filomena recebeu, da Assembleia Legislativa, o título de Capital dos Meteoritos.


O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, fez questão de lembrar o Dia do Meteorito e mandar os parabéns.

“Um ano depois da queda daquele meteoro que quando cai e vira meteorito, eu fiquei tão impressionado, foi tão bacana aquilo lá, que a gente baixou uma portaria aqui no Ministério para estudar o que acontece legalmente com a queda de um meteorito e está correndo, então imagino que tenhamos aí vários estudos sobre isso mas eu gostaria muito nesse momento de parabenizar pelo Dia do Meteorito“, disse Marcos Pontes.


Durante o evento, o prefeito Gildevan Melo, pediu à representante do Ministério da Ciência, Silvana Copceski para agendar uma conversa com o Ministro Marcos Pontes no sentido de viabilizar a construção de um museu. Ela informou que assim que o Ministro estiver na cidade ela será convidado.


Cidinha medrado

Informes Museu Ricardo Ferreira

Fotos capturadas de vídeos de internet

11 visualizações0 comentário