Ver Edras Parente sugere a federalização dos Agentes de Saúde e Endemias e Câmara aprova unanime




O vereador Edras Parente indicou que o governo municipal na reunião ordinária de 22 de março, que viabilize o quanto antes a federalização das categorias Agente Comunitários de Saúde e de Endemias, a indicação foi aprovada por unanimidade.


O vereador fez uma avaliação sobre o assunto, ele disse que entende que os municípios enfrentam dificuldades para manterem o reajuste salarial, estrutura, equipamentos de segurança do trabalho e por isso, existe a clara necessidade de federalizar o quanto antes os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate à Endemias, uma vez que quem os mantém é o governo federal.


"Porque esse pessoal tá no dia a dia das casas e sabe tudo de todo mundo, eu acho que deveria existir pelo menos dois fardamentos. Espero que o gestor conheça de perto a situação dos Agentes de Saúde, porque eles conhecem a vida do cidadão, conhecem de perto, na área da saúde e da ação social. Isso tem que ser repassado para o gestor, para que ele tome algumas medidas e valorize mais os servidores", disse Edras.


Estes Servidores são a ponta de lança do SUS trabalhando em condições adversas de temperatura em áreas de difícil acesso sem apoio logístico e material. Atuando no controle de várias doenças como dengue, zika, chikungunya, zoonoses, prestando apoio aos acamados, gestantes, recém nascidos, atuam no controle de roedores, pontos estratégicos, vacinação de cães e gatos e vigilância epidemiológica.


(12.senado.leg.br/ecidadania)

0 visualização0 comentário